Curiosidade: afinal, o que são os sonhos?

O sonho é uma experiência que possui significados distintos se for ampliado um debate que envolva religião, ciência e cultura.
Esses dias eu tava vendo filme e do nada me veio a pergunta: o que são sonhos? Qual o significado de sonho? Ai eu resolvi procurar na grande aliada da atualidade, a internet. E esse foi o resultado:
Para a ciência, é uma experiência de imaginação do inconsciente durante nosso período de sono. Para Freud, os sonhos noturnos são gerados, na busca pela realização de um desejo reprimido. Para a psicanálise o sonho é o "espaço para realizar desejos inconscientes reprimidos". O pesquisador James Allan Hobson considerou "os sonhos mero subproduto da atividade cerebral noturna".
E eu fiquei no meio termo com isso. Por um lado, sim, acredito que possa ser algum desejo reprimido, só que também podem ser/são atividade cerebral noturna. Mas quem é que gosta de acreditar nisso? Sonhar é uma palavra tão forte para significar tão pouco, tanto é que sonhar também tem o significado de algo que você almeja, um desejo.

É bem melhor quando se é criança, que não só os sonhos como tudo não passam de arco-íris e coisas boas o tempo todo. Não que eu esteja me achando a adulta, tenho apenas 14 anos, mas estou me referindo a época criança com até 8/9 anos. Como todos, eu também fui/sou daquelas que não vêem a hora de ter 18 anos logo e trabalhar e ter seu próprio dinheiro, ser independente e ter a própria casa, hoje em dia sei que com isso vem as responsabilidades e as coisas chatas de ser maior de idade -o que antigamente eu não tinha a menor noção- e mesmo ainda querendo, se eu pudesse teria meus 6 anos de volta e congelaria nessa idade, então vamos rápido ai ciência! Haha. 

Mas e pra você? O que significa sonho/sonhar? Comenta ai embaixo, pode ter certeza que vou querer saber sua opinião. Até o próximo post. 

P.S.: Sejam bem vindos ao blog!

2 comentários:

  1. Pois é, a gente vai crescendo e percebe que o tal dos 18 anos não é tudo aquilo que a gente achava que era haha quanto mais se cresce, mais responsabilidade e mais compromissos. Queria eu na infância não ter pensando em crescer e aproveitado cada segundo. Mas os sonhos que nos dão motivos pra continuar, eles nos fazem seguir em frente e perceber que mesmo com muito esforço, se tornam realidade, basta acreditar e lutar sempre. Lindo blog, beijos!
    http://felicidadeporacaso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Única parte de crescer são os compromissos mesmo, seria tão bom não tê-los ehuahea. Sonhos são motivações, quanto mais melhor. Fico feliz que tenha gostado <3

      Excluir